domingo, 13 de julho de 2014

Os ensinamentos da Copa

A Copa do Mundo do Brasil chega a seu fim, entre vitórias e uma fatídica derrota, ficou a certeza de que o país tem condições sim de sediar grandes eventos, mas é preciso se preparar seus atletas/elencos de uma forma melhor para não ser vexatória sua atuação. Muito mais que estádios, acessos e aeroportos, é preciso dar condições de preparação técnica para saber vencer a ansiedade, a adversidade e obter grandes resultados.
O povo brasileiro, de certa forma, deu sua contribuição acreditando num sonho, recebendo bem os turistas, incentivando seus atletas. Ele fez a sua parte, porém todos esperavam mais.  Todos queriam ver brilhar a seleção e a derrota para a Alemanha deixa uma reflexão de que algo está errado no futebol brasileiro e que outras seleções se aperfeiçoaram e a nossa ficou aquém do desejado. O que parecia ser a melhor de todas as copas, para os brasileiros foi a pior de todas as participações.
Mas a vida segue. O trabalho continua. A rotina vai tomando conta de nossas vidas e a gente se esquece dessa triste partida, visto que a vida é feita de vitórias e derrotas em todos os sentidos. Daqui a pouco nossos olhares se voltarão para os candidatos à presidência da República e às câmaras estaduais e federais; e o fiasco da seleção na semifinal vai ser reflexo nos votos.
Dentre tantos projetos essenciais para a população brasileira, é preciso fomentar a cultura, assim como o esporte, para obtermos melhores resultados em nossas participações em grandes eventos.  Ou até mesmo em pequenas ações municipais ou regionais, sempre com a qualidade que o espectador merece.
O protagonismo cultural
Na área artística, o Governo Federal tem o programa “Cultura Viva”, ele surgiu para fortalecer o protagonismo cultural na sociedade brasileira, valorizando as iniciativas artísticas de grupos e comunidade, e também ampliar os acessos aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais, e tem por base os Pontos, Pontinhos e Pontões de Cultural. Em todo o Brasil são mais de 3034 iniciativas conveniadas.
O Programa é financiado por recursos do Governo Federal e dos parceiros públicos e privados, por meio de convênios, bolsas ou prêmios concedidos através de chamamento público.
Seus objetivos são:
• Reconhecer iniciativas e entidades culturais;
• Fortalecer processos sociais e econômicos da cultura;
• Ampliar a produção, fruição e difusão culturais;
• Promover a autonomia da produção e circulação cultural;
• Promover intercâmbios estéticos e interculturais;
• Ampliar o número de espaços para atividades culturais;
• Estimular e fortalecer redes estéticas e sociais;
• Qualificar Agentes de Cultura como elementos estruturantes de uma política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura.
Pontos de Cultura

            No sul do Estado, somente duas cidades possuem Ponto de Cultura: Guaçuí e Cachoeiro de Itapemirim. Esta tem a Escola de Teatro “Darlene Glória”, funcionando no Círculo dos Operários, próximo a Casa dos Braga. Já em Guaçuí, o ponto é comandado pelo Grupo “Gota, Pó e Poeira”, com o Projeto “Guaçuí Em Cena”, tendo aula de teatro, dança e música. Tudo gratuitamente.  Essas ações já estão no terceiro ano, e tem conseguido formar atores e técnicos que já podem atuar no mercado de trabalho, como é o caso do espetáculo “A incrível história de um homem que vendeu sua alma ao diabo e quase perdeu seu grande amor”, que foi apresentado recentemente em Dores do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário