domingo, 25 de novembro de 2012

UM MODELO DE HOMEM

UM MODELO DE HOMEM
Falta homem no mercado! Desabafa uma voz numa mesa de bar enquanto seus olhos percorrem o ambiente. Hoje é comum, em plena era do consumismo, ouvir de bocas encarnadas de batom esta expressão. Ora, mas falta homem porque há mais mulheres no mundo ou por que o homem, no seu sentido mais viril, anda escasso?
E que modelo de homem essas ávidas mulheres procuram? Aquele herói de capa e espada dos antigos românticos? O homem de aço disfarçado com seus óculos, mas capaz de reverter o tempo para salvar sua amada? O arquétipo de terno e gravata dos bem sucedidos escritórios? Talvez aquele tipo malhado das academias e muitas vezes vazio? Ou quem sabe aquele que traz carteira cheia e as chaves do carro nos bolsos?
Na visão de algumas mulheres o homem moderno é como um novo carro: tem que ter um design moderno; tem que ser arrojado, mas capaz de ser flexível e macio, e sem ser meloso demais. Tem que ser boa pinta, sem dar pinta – por favor! Pode fazer as unhas, pintar os cabelos, ser depilado... mas não seria um metrossexual? No entanto, esse homem tem de ter pegada, afinal ele tem de ser bom “naquilo”.
E como conquistar esse homem, visto que as cobranças femininas são cada vez maiores. Se nós somos sensíveis, abrimos a porta do carro e oferecemos flores – somos educados demais – Acho que ele é gay! Ela afirma desiludida.
Se o homem é durão, quer dividir a conta da pizzaria, e não diz palavras de amor. Troca tudo por um futebol e uma cerveja com os amigos... É um troglodita e machista, declara.
Como me equilibrar nesse modelo? Confesso que não sei. Esse homem ideal não será encontrado em feiras, mercados ou baladas, mas se estivesse disponível nas prateleiras por onde passasse, a caçadora  estaria com sorte. Ou quem sabe no mundo virtual, expressão atual do faz de contas, ele surge como um príncipe para alguns dias depois virar um sapo.
Se ele liga no dia seguinte é pegajoso! Se ele não liga é um aproveitador. Quem entende essas mulheres? Declaro que não as entendo. Se ele a procura na cama é possível que ela esteja com dor de cabeça e se não a procura, está com outra... choraminga ela.
Ser homem no mundo dominado por mulheres tornou-se um desafio, porque a combinação beleza, carro, boa profissão e barriga tanquinho – coisa que não possuo  - é modelo exigido; no entanto, a perfeição é difícil de ser encontrada. Nesse caso, para que não falte o “produto” no mercado, minha cara senhora, pegue o que tiver em liquidação na prateleira mais próxima, e vá agregando a ele alguns acessórios, e quem sabe um dia, o sapo, após o beijo, possa virar o seu príncipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário